domingo, 9 de setembro de 2007


"Editorial" despachado, quero iniciar "os meus gatafunhos" por dar os parabéns ao João Jardim da Madeira. Ele que foi um dos meus alvos preferidos, manifestando a minha discordância com quase tudo o que dizia e fazia, está na altura de dar o braço a torcer, e reconhecer que eu estava totalmente errado. Estive este Verão de férias na "pérola do atlântico" e como já lá não ia há alguns anos, fiquei impressionado com o desenvolvimento a todos os níveis que a região apresenta. Não são só os túneis e o resto das obras públicas realizadas, constato que existe agora uma classe média muito mais alargada à maioria da população, coisa que não existia quando eu lá residi, há 20 anos atrás. Poderá dizer-se que isso foi à custa de muito dinheirinho que foi daqui do continente. Concordo, mas eu que conheci a madeira paupérrima, com crianças pobres e nuas pelas ruas de Câmara de Lobos, e de várias famílias com 12 e mais irmãos, decorridos alguns anos conseguir fazer com que a região passasse da mais atrasada para a segunda mais desenvolvida do país, é obra!!!!!!!! Outros houve, neste país, que tiveram a mesma disponibilidade financeira e não aproveitaram do mesmo modo o que a Madeira o fez. Basta pensar nas dívidas que a autarquia da capital tem, e apesar disso apresenta o património e a malha urbana toda arruinada. No Funchal nem uma única casa em ruínas vi, na zona histórica. Passem por Alfama só pra dar um ex. e vejam a degradação e o desprezo a que a capital, que já foi do império, chegou.
Por isso os meus parabéns ao João da Madeira.

Nenhum comentário: