quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Por que será que Portugal continua a ser dos países com piores resultados na educação, apesar de ser dos que mais investe, relativamente ao PIB?
Eu não tenho dúvidas. Em termos de ponto de partida estamos em desigualdade em relação aos outros. Estes sempre investiram, na educação, tendo há mais de 50 anos 0% de analfabetismo, ao passo que nós tínhamos taxas elevadíssimas. Esta asneira está a pagar-se ainda hoje e não se disfarça dum dia para o outro. Senão vejamos: nos últimos anos temos tido nas nossas escolas alunos vindos do leste europeu, (ucranianos, romenos, moldavos) países em que apesar das dificuldades económicas e sociais, sempre houve aposta na educação. Eles, habitualmente, são os melhores alunos da turma. Curioso, como é possível? -Vêm para um país com uma língua totalmente diferente, vivem muitos deles em situações adversas, com afastamento das famílias (principalmente de irmãos e avós) mas apesar disso tudo têm excelentes resultados. Agora digam que a culpa também é dos professores...

3 comentários:

LeoBravo disse...

O que se passa é o seguinte: estes povos têm espírito de sacrifício. Por cá impera o facilitismo. Todos pensam que se irão safar na vida sem ter de fazer muito ... basta olhar para alguns políticos. Devem contar-se pelos dedos das mãos aqueles que algum dia chegaram a ter, realmente, um trabalho. Empregos, talvez, mas trabalho?! Nah! não me parece ...
Depois, a maioria das pessoas em Portugal, não têm grande ambição. A única ambição é ganhar o euro milhões. E mais nada!Trabalhar é que não encanta ninguém ... e da forma como as coisas estão ... nem os que antes andavam encantados conseguem agora ter prazer naquilo que fazem. Hoje estou mesmo pessimista ... não há nada que me convença que este povo, um dia, venha a ter um futuro.
bjs.

gr_ursinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gr_ursinho disse...

Os portuguesitos coitados... nunca tiveram grandes dirigentes. Os que o foram, acabaram ditadores (salazar e m. pombal)... mas eu já estou velhote, já n digo coisa com coisa..